quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Simples e belo: produções infantis com materiais reaproveitáveis no AG III A

Como um rolinho de pepel higiênico pode se transformar em uma corujinha?

Dentro do Projeto temático do 1° semestre - "MEIO AMBIENTE: conhecer para preservar" - a professora Cristiane desenvolveu com as crianças uma atividade de reaproveitamento de materiais, usando rolinhos de papel higiênico para construir corujinhas e borboletas. Teve como objetivo não apenas o produto final, mas um processo onde a criança pudesse experimentar suas capacidades e habilidades, percebendo-se como alguém capaz de produzir trabalhos muito bonitos!
A seguir, um registro reflexivo da professora:
"Durante as conversas e atividades ministradas na sala de aula observei que algumas crianças diziam que não sabiam fazer e o que faziam era feio. Isso ocorreu várias vezes, e tinha criança que realmente não queria fazer a atividade. Tive que pensar e repensar uma maneira de despertar nelas a vontade de fazer mesmo não sabendo, pois se aprende fazendo. Começamos a cantar uma música: “Minhas mãozinhas trabalham bem, pintam e desenham como ninguém, fazem os trabalhos com perfeição, junto as minhas mãos!”. Também fizemos exercícios com as mãos para ficarem bem flexíveis e podermos brincar e fazer as atividades. Deu certo! Agora quando vamos fazer alguma atividade cantamos essa musiquinha. Antes algumas crianças viam as maiores executarem as atividades com maior facilidade e perfeição, aí começou o meu dilema. As crianças que não sabiam fazer as atividades pediam para os que sabiam, fazê-las por elas. Achavam que estava melhor do que o que elas faziam, ou seja, a autoestima delas estava baixa. Conversamos bastante na roda da conversa sobre o assunto... Após momentos de atividades que envolviam diferentes produções, eu mostrava à sala os trabalhos e dizia com voz firme e exclamativa: Crianças vejam que trabalho lindo que ele fez! As crianças maiores mais do que depressa chegaram perto pediram para ver em suas mãos e disseram com firmeza: é mesmo, está lindo, ele sabe fazer! Com as crianças misturadas em grupinhos multietários, fui deixando bem claro que cada um produz o melhor de si e que ninguém precisa fazer o trabalho do outro, porque, afinal, como diz a musiquinha, nossas mãozinhas trabalham bem!
Quando levei para a sala a idéia de confeccionar as corujas e borboletas tive como objetivo estimular a auto estima das crianças, para que percebessem o seu potencial e a possibilidade de transformar o que parece lixo e feio em algo bonito feito por suas mãozinhas, por eles mesmos, apenas com a  minha orientação. Novamente, os maiores auxiliaram os menores mostrando como eles faziam, porém, sem fazer para os pequenos. Observei que os maiores estimulavam os pequenos sempre dizendo: nossa, você consegue fazer, ficou lindo!
Gostaria de falar que consegui alcançar o meu objetivo: despertar nas crianças a auto estima e afetividade mútua. As crianças do agrupamento AGIII A são solidárias, amorosas, compreensivas e são verdadeiros artistas, pois, suas mãozinhas trabalham bem, pintam e desenham como ninguém fazem os trabalhos com perfeição, cada um a seu  modo, a seu tempo, mas com dedicação!"
A seguir, um registro fotográfico de um dos dias em que as crianças confeccionaram as corujinhas. 

O trabalho da Professora Cristiane com a atividade das corujinhas, traçando um paralelo entre a melhoria da auto estima das crianças e a produção de belos trabalhos a partir de algo que é considerado "feio" e "lixo", representou um verdadeiro trabalho de respito à diversidade e à diferença, mesmo sem ter na sala nenhum aluno com necessidades educativas especiais. Este é o verdadeiro espírito da inclusão!

Um comentário:

  1. Telma Tiemi Domen Mendes6 de setembro de 2012 às 18:10

    Foi muito bom rever a sala em tão boas mãos!
    Parabéns, Cristiane e Agrup.III-"A"!
    Torço muito por todos voces!

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