quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Água: captar, distribuir, usar e preservar - aprendizagens práticas no AG III C


No 1º semestre, com o tema geral da escola “MEIO AMBIENTE – conhecer para preservar”, a turma do Agrupamento III C desenvolveu trabalhos sobre a água, que é um subtema do projeto da turma, “Saúde e Meio Ambiente”.
A seguir, um relato da Professora Simone, responsável pela turma:
“Dentre outras atividades, fizemos uma caminhada pelo bairro, no entorno da escola, com o objetivo de observarmos essa questão da água. Fomos até a praça onde fica uma enorme caixa de água (um dos reservatórios de água do bairro). As crianças ficaram admiradas com o tamanho e a altura dessa caixa de água. Observaram a bomba de água, a caixa de energia elétrica, as escadas, as tubulações e o hidrante". 
A seguir, um registro fotográfico do passeio que fez parte desta atividade realizada pela turma do Agrupamento III C.
"Muitas foram as descobertas e trocas de saberes e de informações entre todos da turma. No caminho também encontramos outras coisas que chamaram a atenção das crianças: ninhos de passarinhos, animais domésticos, bueiros cheios de lixo, lixo jogado nas calçadas, veículos, campo de futebol, chácaras onde já estiveram, casas de pessoas conhecidas, etc.  Vimos que as ruas possuem nomes e as casas, números. As crianças aprenderam que todas as casas têm suas próprias caixas de água, inclusive as escolas, que possuem enormes caixas de água suspensas. Foi um passeio muito prazeroso para todos!


Depois dessas observações fizemos o planejamento da nossa maquete, levantando todos os itens que gostaríamos de colocar nela: as casas, as duas escolas, a praça com a caixa de água, etc. Começamos a pintar os materiais reciclados e a construir nossa maquete, que ajudou as crianças a compreenderem melhor o saneamento básico e a distribuição de água na cidade, desde a captação da água no rio e o tratamento na ETA, até a chegada da água nas casas e depois sua eliminação nas redes de esgotos, o tratamento na ETE e o retorno no rio.


Conhecimentos que são construídos através das vivências e experiências concretas das crianças tornam-se muito mais significativos e constitutivos da formação das mesmas. Esse é um dos intuitos do nosso projeto”.
A maquete confeccionada a partir do passeio, denominada “Distribuição e Tratamento de Água”, foi exposta na III Mostra de Práticas Educativas do NAED Norte – Educação Infantil, bem como na nossa 1ª exposição interna de trabalhos / 2012.

2 comentários:

  1. Nossa que lindo passeio eu particulamente adorei kkkkkkkk.Parabens a todos da escola..continue assim pois essascrianças terão um enorme futuro..

    ResponderExcluir
  2. ops esqueci quem comentou ai acima foi a mãe do Felipe AG3C DA PROFESSORA SIMONE

    ResponderExcluir