terça-feira, 28 de agosto de 2012

Quem canta, seus males espanta! O trabalho com música no AG II B


Vem cantar com a gente!


“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhes contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.” (Rubem Alves)
A música e os instrumentos têm sido muito utilizados na prática do Ag II B. Quando a turma está muito agitada e as educadoras querem concentrá-los para uma contação de histórias ou uma conversa, a professora Renata pega seu violão, ou outro instrumento, as educadoras chamam as crianças e os sons já começam a encher a sala. "Começo tocar e aos poucos, eles vão se acalmando", diz a professora. 

Além disso a construção da bandinha foi iniciada e também foi um momento muito gostoso. A princípio foi construído um chocalho para cada criança. 
Pensando na preservação do meio ambiente, eles foram construídos utilizando potes de danones e sementes (arroz e feijão) e pedrinhas para dar diferentes sons. 
Cada criança escolheu o seu pote e o que gostaria de colocar dentro para fazer o som do seu chocalho. 
 
Todos ficaram muito ansiosos para a escolha e participaram atenciosamente. O resultado final foi lindo. Observamos o som de cada um e depois tocamos, bem ritmadas, algumas músicas já conhecidas por eles. Esses chocalhos e outros instrumentos com sucata foram finalizados com a pintura individual de cada criança.


 
          Outra prática musical que está sendo muito prazerosa e é bem aceita pelas crianças são os momentos musicais com a utilização do violão. Notamos que essa prática vem desenvolvendo a concentração, a oralidade, a expressão corporal e facial, o gosto pela música e em alguns momentos a integração entre os agrupamentos II.
 "Gosto muito de tocar e cantar para as crianças. Dizem que quem canta seus males espanta, não é? Pois é bem assim que me sinto quando estou tocando para elas", diz a Renata. Percebeu-se que essa prática transforma momentos cansativos, desgastantes e até estressantes em momentos gostosos, alegres, descontraídos e cheios de muitas emoções! 
A seguir, apresentamos alguns vídeos de momentos musicais com as crianças e educadoras. Vamos ver?
 

 

Um comentário:

  1. A música alegra, incentiva a expressão corporal, a linguagem oral e "espanta os males" rss. Parabenizo a professora Renata pela iniciativa aprender tocar violão e nos presentear com momentos tão agradáveis.A turma do ARCO-ÍRIS (AGIIC) se divertiu muito, principalmente com a música da Bruxa. Um abraço Professora Jussara

    ResponderExcluir