terça-feira, 28 de agosto de 2012

Quem canta, seus males espanta! O trabalho com música no AG II B


Vem cantar com a gente!


“Se fosse ensinar a uma criança a beleza da música não começaria com partituras, notas e pautas. Ouviríamos juntos as melodias mais gostosas e lhes contaria sobre os instrumentos que fazem a música. Aí, encantada com a beleza da música, ela me pediria que lhe ensinasse o mistério daquelas bolinhas pretas escritas sobre cinco linhas. Porque as bolinhas pretas e as cinco linhas são apenas ferramentas para a produção da beleza musical. A experiência da beleza tem de vir antes.” (Rubem Alves)
A música e os instrumentos têm sido muito utilizados na prática do Ag II B. Quando a turma está muito agitada e as educadoras querem concentrá-los para uma contação de histórias ou uma conversa, a professora Renata pega seu violão, ou outro instrumento, as educadoras chamam as crianças e os sons já começam a encher a sala. "Começo tocar e aos poucos, eles vão se acalmando", diz a professora. 

Além disso a construção da bandinha foi iniciada e também foi um momento muito gostoso. A princípio foi construído um chocalho para cada criança. 
Pensando na preservação do meio ambiente, eles foram construídos utilizando potes de danones e sementes (arroz e feijão) e pedrinhas para dar diferentes sons. 
Cada criança escolheu o seu pote e o que gostaria de colocar dentro para fazer o som do seu chocalho. 
 
Todos ficaram muito ansiosos para a escolha e participaram atenciosamente. O resultado final foi lindo. Observamos o som de cada um e depois tocamos, bem ritmadas, algumas músicas já conhecidas por eles. Esses chocalhos e outros instrumentos com sucata foram finalizados com a pintura individual de cada criança.


 
          Outra prática musical que está sendo muito prazerosa e é bem aceita pelas crianças são os momentos musicais com a utilização do violão. Notamos que essa prática vem desenvolvendo a concentração, a oralidade, a expressão corporal e facial, o gosto pela música e em alguns momentos a integração entre os agrupamentos II.
 "Gosto muito de tocar e cantar para as crianças. Dizem que quem canta seus males espanta, não é? Pois é bem assim que me sinto quando estou tocando para elas", diz a Renata. Percebeu-se que essa prática transforma momentos cansativos, desgastantes e até estressantes em momentos gostosos, alegres, descontraídos e cheios de muitas emoções! 
A seguir, apresentamos alguns vídeos de momentos musicais com as crianças e educadoras. Vamos ver?
 

 

Desenhar em pé: você já experimentou?

"Foi gostoso desenhar de pé!"


 
Esta atividade foi proporcionada às crianças colocando-se uma folha de plástico presa na parede e muitas canetinhas de cores variadas, para que, assim como os grnades mestres pintores, as crianças também possam experimentar a posição "em pé" para criar as suas poduções!
Foi muito divertido!

A folha ficou exposta na sala para que as crianças possam ter um contato com o trabalho realizado e se identifiquem com ele, relembrando o quanto foi interessante desenhar, rabiscar e rabiscar-se de pé!
Algumas crianças avançaram seus desenhos para a parede da sala, é claro... E no chão também, como já é de costume!
Ao entrarem na sala, todos os dias, as crianças se dirigem ao desenho e dizem: "É meu!"


As crianças trocavam as cores, pediam emprestado ao amigo, e assim, não somente o papel, mas também suas mãozinhas foram ficando multicoloridas!
O Yago e o João não tiveram dúvidas! Disseram: "Foi gostoso pintar de pé!"