terça-feira, 29 de julho de 2014

Infecções Respiratórias Agudas

Proteja sua criança das Infecções Respiratórias Agudas


As infecções respiratórias agudas da infância podem ser: resfriados, gripes, bronquiolite e pneumonia.
No outono e inverno as infecções por vírus respiratórios (que afetam nariz, garganta e pulmões) são muito frequentes.
Os sintomas iniciais são nariz entupido e/ou escorrendo, espirros, dores de garganta, tosse, dores no corpo e febre.
Nas crianças pequenas (menores de 2 anos) essa infecção pode se tornar muito grave, porque as defesas de seu organismo ainda não estão completamente desenvolvidas.
A criança pode apresentar cansaço, falta de ar, recusa de alimentação, náuseas, vômitos e febre alta.
Nesse caso os pais devem levá-la o mais rápido possível ao serviço de saúde para evitar a piora e o quadro de pneumonia e internação.

ENTÃO SABENDO DISSO, O QUE VOCÊ DEVE FAZER?

   1- Não leve seu filho com infecção respiratória aguda na escola ou creche! Além de transmitir a doença para os outros coleguinhas ele pode piorar seu quadro.

    2- Evite que as pessoas doentes entrem em contato com seus filhos. Não leve crianças pequenas para visitar parentes em hospitais. E se alguém que more na casa estiver doente, evitar o contato muito próximo como beijos, abraços e dividir copos e talheres.

    3 - Sempre lavar as
    mãos quando chegar 
    da rua e antes
    de brincar com 
    as crianças!!!


4 - Evitar sair de casa com crianças menores de 6 meses. E não frequente lugares com aglomerações (salões de igrejas ou cultos, shopping, supermercados, festas). Prefira leva-los para passeios em lugares abertos, ventilados, ao ar livre, como praças, parques e jardins.
   

  5 -  Mantenha a
       vacinação em dia. 




 6 - Prefira sempre o aleitamento materno até o primeiro ano de vida, porque além de ser o alimento ideal para o bebê, ele transmite anticorpos da mãe que o protegerá de um grande número de doenças. 
   
  7 -   Evite acúmulo de pó, pois os ácaros (grandes causadores de alergias respiratórias) costumam se fixar nos bichinhos de pelúcia, tapetes, cortinas, protetores de berço, mosquiteiros, almofadas e caixas de brinquedos.
   

  

  8 -      Mantenha os animais 
  de estimação no quintal.

  

 9 -  Não fume e não permita que fumem dentro de casa, em nenhum dos cômodos!!! 
  10 -  Existe uma vacina especifica para vírus sincicial respiratório (VSR) que é indicada para crianças prematuras baixo de 32 semanas de gestação com problemas respiratórios e cardiológicos graves. Informe-se com o pediatra sobre este calendário vacinal.
  Fonte: Retirado de um folder, distribuído pela Prefeitura Municipal de Campinas e SUS.